Coluna do Bruno – Ange ou Démon, Givenchy

Olá a todos! Sejam bem vindos à minha coluna no Se Joga! Depois da minha aula sobre perfumes no Chic Bazar #3, as meninas do blog me convidaram a participar do blog com uma coluna, provavelmente semanal! Usarei este espaço para fazer resenhas, um perfume diferente por semana. Espero que vocês gostem!

Pra começar minha coluna, aproveitei que estamos em um período chuvoso em Manaus (o mais próximo de frio que temos por aqui) e selecionei um perfume mais denso e “noturno” para discussão.

Nome Ange ou Démon, Givenchy
Concentração Eau de Parfum
Ano de Lançamento 2006
Família Olfativa Floral Oriental
Perfumistas Olivier Cresp, Jean Baptiste Bethouart

As críticas sobre o Ange ou Démon são bastante divididas. Uns dizem que foi o último lançamento interessante da Givenchy, outros dizem que é uma mistura de tudo que fazia sucesso recentemente. Na minha opinião, as duas opiniões são válidas – os lançamentos posteriores (Play for Her, Eaudemoiselle e o novo Dahlia Noir), apesar de agradáveis, não são exatamente memoráveis, e o Ange ou Démon segue, sim, os padrões de Floral Oriental dos seus contemporâneos, sem muitos riscos. Apesar disso, é um dos meus Florais Orientais favoritos, e foi o primeiro que me chamou atenção pra essa família, que atualmente é minha favorita.

Ange ou Démon começa com um acorde intenso de açafrão, uma especiaria extraída de flor, bastante utilizado para dar tom oriental em perfumes masculinos. O coração sugere o lado “angelical”, com notas proeminentes de Lírio, Orquídea e Ylang-Ylang (pessoalmente, só consigo identificar o lírio). A base, tipicamente oriental, comporta uma baunilha densa e algo comestível, além de cumaru (uma semente amazônica bastante utilizada em perfumaria, conhecida no meio como fava tonka) e pau-rosa brasileiro.

A grande jogada (de marketing, é claro) é mostrar como o perfume consegue ter uma faceta suave e angelical (o corpo floral liderado pelo Lírio) e ao mesmo tempo outra sensual e diabólica (notas quentes e comestíveis, o abuso de temperos e matérias tipicamente masculinas). Apesar de soar bastante intrigante e poético, é algo bem comum entre os Florais Orientais. Por isso, talvez, ele tenha sido muito criticado por ser menos inovador do que a publicidade ao seu redor representa. As críticas não podem, entretanto, tirar o mérito de Ange ou Démon, que é um ótimo perfume e se destaca bastante da multidão.

Apesar de toda a orquestra presente, os grandes líderes aqui são o açafrão e a baunilha, tornando o perfume muito mais oriental do que floral, e permitindo que ele tenha uma fixação absurda (é um dos campeões, dura mais que 12 horas tranquilamente). Para uma versão mais suave e com acentuação dos acordes florais, sugiro a edição Eau de Toilette, rebatizada como Ange ou Démon Tendre.

Se você já conhece Ange ou Démon e procura por perfumes que não fujam do tema, algumas sugestões:

  • Alien, de Thierry Mugler – Jasmim, baunilha e âmbar (ainda quero escrever sobre este, então vou segurar mais detalhes)
  • Cinéma, de Yves Saint Laurent – Deliciosas amêndoas com baunilha formam um perfume intenso, redondo e muito notável. Acho que não faz tanto sucesso quanto merece!
  • Trouble, de Boucheron (descontinuado) – outra releitura da interação Jasmim-Baunilha, mas com limão na saída, causando um frescor sem chegar a ser cítrico. A dualidade limão-jasmim, com a baunilha ao fundo é memorável! Uma pena ter saído de linha…

Ange ou Démon EDP está disponível em três apresentações: 30, 50 e 100ml.

Bom, espero que tenham gostado da minha coluna! Pretendo voltar aqui toda semana, trazendo sempre uma resenha nova. Para isso, adoraria receber sugestões de perfumes para resenha ou qualquer outro feedback através do e-mail do blog: blog.sejoga@gmail.com. Beijos e até a próxima semana 😉

Anúncios
This entry was posted in Coluna do Bruno and tagged , , by Se Joga!. Bookmark the permalink.

About Se Joga!

Há quase quatro anos, eu e minha amiga Gabi Belota tivemos a ideia de criar um blog pra falar de tudo o que gostávamos e sempre líamos sobre em outros blogs: moda, maquiagem, esmaltes, dicas sobre como usar looks e muita inspiração. Nossa intenção nunca foi falar de moda como experts, e sim falar com quem usa a moda pelo simples fato de gostar do que vê e principalmente mostrar que a moda pode ser uma coisa acessível. Tudo começou como uma brincadeira, e de forma bastante despretensiosa, até porque, na época, quase não existiam blogs sobre o assunto aqui em Manaus. Assim nasceu o Se Joga!, e ao longo de quase 3 anos ele nos rendeu muitos frutos. Coisas que nem esperávamos. Reconhecimento, eventos, parcerias, amizades e inimizades, mas sempre mantendo o foco de que esse era um lugarzinho só nosso, e que assim o seria sempre. Em janeiro de 2013 eu resolvi dar um tempo no blog por motivos profissionais. Não estava conseguindo me dedicar tanto quanto a Gabi e não queria prejudicá-la, mas sempre tendo em mente que seria um afastamento temporário e super doloroso. Poucos dias depois recebi a triste notícia de que a Gabi não estava mais entre nós, e foi uma perda muito sofrida pra mim e pra muitos. Desde então, só de pensar no Se Joga!, no filho que fizemos, criamos e vimos crescer juntas, já me dava um aperto enorme, e durante meses eu fiquei com uma dúvida enorme se deletaria o blog, voltaria a postar ou simplesmente deixaria do jeito que tava. A conclusão, depois de todos esses meses, foi que não dá pra simplesmente esquecer tudo isso que passamos e construimos, e muito menos deixar pra lá. O novo Se Joga! vai ser um tributo a um tempo que foi incrível, sem pretensões ou competições. Vai ser a perpetuação do trabalho, amor e dedicação que a Gabi e eu sempre investimos nos nossos posts. Hoje, 08.09.13, eu, Carol Pedrosa, volto a postar no Se Joga!, mesmo sabendo que vai SEMPRE faltar metade da essência e do brilho que sempre fizeram desse nosso lugarzinho um dos meus maiores orgulhos. Espero que gostem :)

14 thoughts on “Coluna do Bruno – Ange ou Démon, Givenchy

  1. Não existe ninguém melhor na cidade pra falar de perfume!
    ADOREI! Informações completas que, se você jogar no google, vai achar tudo em mil sites, e aqui tudo num lugar só.
    Super recomendarei inclusive pro pessoal aqui de sampa!
    Beijos! miss u!!

  2. Parabéns, meninas pelo novo colaborador do blog. Vai ser um sucesso!
    Pena que começou com um perfume que eu náo suporto..rs
    Minha sugestáo, Bruno, é que vc fale sobre as fragancias de lemon, acho que elas caem bem para o clima de Manuas.

  3. OI, gente! Adorei a novíssima coluna…mto legal msm, Parabéns!!
    Mais um excelente motivo pra continuar acompanhando o Se Joga! 😉

  4. Bruno amore! Super orgulhosa de vc… Vc tem varias facetas amigow! Adorei sua coluna…. espero ler mais coisas sobre perfumes (que eu adooooro!), mas particularmente, tenho poucos (gosto de usar todos ate o final!). Meu perfume do dia a dia é Dolce & Gabbana RED (vc sabe!!) e Mademoiselle da Chanel. A noite amo o Black XS feminino do Pacco Rabanne….
    Bjus AMORE!!!!

  5. Adorei a coluna! Já quero ler todos os posts pra ver se aparece alguns dos meus preferidos 🙂
    Também gostei muito da palestra sofre perfumes no chic#3, interessantissima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s